Perfil do profissional técnico em cooperativismo:
O egresso do Curso Técnico em Cooperativismo ao finalizar o curso estará apto e qualificado para exercer funções dando orientação para a estruturação, formação e desenvolvimento de cooperativas e agroindústrias. Assim, poderá planejar e executar projetos cooperativos de diferentes modalidades com vistas ao desenvolvimento das organizações.
A área de atuação do técnico em cooperativismo compreende empresas públicas e privadas, prestação de serviços e consultoria que estejam relacionados com o ramo de cooperativismo. Este profissional deve estar comprometido com o desenvolvimento social, econômico e pessoal, estando qualificado a compreender o papel social das cooperativas e agroindústrias, a desenvolver e a incentivar as diferentes atividades referentes ao associativismo, respeitando valores éticos, morais, culturais, sociais e ambientais.
Ao concluir o curso, o egresso deverá ter condições de:
- Contribuir na constituição de uma cooperativa/agroindústria, planejando a organização de sua estrutura, respeitando os direitos dos cooperados, bem como assessorar as assembleias, conselhos e atividades pertinentes.
- Estimular a participação e o compromisso coletivo no desenvolvimento de projetos associativos e cooperativos, utilizando práticas de cooperação e organização das comunidades.
- Identificar os principais fundamentos de administração aplicados às cooperativas e agroindústrias.
- Conhecer e aplicar as leis e normas que regem o cooperativismo, bem como a regulamentação referente à legislação trabalhista e fiscal.
- Planejar e gerenciar as atividades estratégicas e os controles da cooperativa com vistas a aprimorar a gestão.
- Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história.
- Educar atuando na formação do quadro social da cooperativa.
- Executar pesquisas em cooperativismo.
- Ter atitude ética no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente social que intervém na realidade.
- Ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora.
- Posicionar-se critica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.