INVESTIR EM CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, RESULTA EM $RETORNO$ GARANTIDO!
Um levantamento da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) revelou que as empresas brasileiras, que mais cresceram nos últimos anos, são as que mais investem em treinamentos para funcionários. O resultado mostrou ainda que os brasileiros passam, em média, 47 horas anuais em cursos, ou seja, cerca de 5,8 dias da jornada de trabalho anual em atividades de desenvolvimento, considerando uma carga horária de oito horas diárias.
O alto investimento das empresas em qualificação dos funcionários se deve principalmente ao fato de que os profissionais precisam melhorar sua capacitação e estar motivados para realizar suas tarefas adequadamente. O mercado de trabalho brasileiro está hiper-competitivo, tanto para as empresas quanto para os profissionais. Cada dia mais as empresas precisam de pessoas habilitadas e com competências específicas, e é muito mais fácil e vantajoso, capacitar um profissional que já é funcionário da empresa, do que ter que garimpar mão de obra qualificada fora dela.
Segundo especialistas na área de recursos humanos, políticas de treinamento e desenvolvimento são ferramentas fundamentais de retenção, pois, além de possibilitarem o crescimento profissional dos colaboradores, permitem que eles ocupem novas posições dentro da empresa. Os países desenvolvidos já perceberam a importância dos treinamentos, por isso os números dos investimentos lá são, no mínimo, três vezes superiores aos do Brasil. Pesquisas mostram que sai muito mais caro para a empresa contratar novos profissionais, por mais bem treinados que pareçam, do que investir no treinamento dos seus profissionais atuais.
Um dos setores que mais requer treinamentos é o de serviços. Trata-se de profissionais que precisam de conhecimento sobre os novos produtos e procedimentos, entre outros itens, para atenderem o consumidor adequadamente. Os funcionários devem conhecer tudo sobre os produtos e serviços que apresentam aos clientes, podendo atuar verdadeiramente como consultores, devem também conhecer técnicas de exposição de produtos e abordagem de clientes, passar por constantes reciclagens, revisando o que foi ministrado e acrescentando novas informações. Os funcionários tem acesso a tudo isso, fazendo treinamentos em escolas profissionalizantes e técnicas ou tendo acesso a um profissional que preste consultoria à empresa em que trabalham.
Todo o investimento da empresa retorna em melhor capacitação, desempenho, produtividade e também em alta estima. Afinal, o colaborador se compromete cada vez mais quando é valorizado e estimulado a crescer profissionalmente.
E você, à quanto tempo não faz um curso profissionalizante? À quanto tempo não oferece um curso profissionalizante para seus funcionários? Já contratou alguma consultoria para a sua empresa? As únicas empresas que crescerão futuramente, serão aquelas que reconhecem a importância do conhecimento, e o proporcionam para seus funcionários.
A Lume Centro de Ensino oferece diversos treinamentos, dos mais variados segmentos, e consultorias para as empresas com os melhores profissionais da região. Conheça nossos treinamentos. Será um prazer conversar com você!