Empresa

Metodologia de Ensino

Sob a junção de uma visão sócio-interacionista e conteudista, a Lume Centro de Educação Profissional estrutura a base de sua metodologia. Compreendendo a visão sócio-interacionista como sendo a vinculação com o mercado de trabalho que influencia na elaboração dos cursos e nas competências que devemos desenvolver com o aluno e conteudista como sendo a exigência quanto a conteúdos mínimos que são necessários serem ministrados e avaliados com o aluno. Desta forma, a Lume Centro de Educação Profissional desenvolve o alicerce de sua metodologia de ensino.

O objetivo desta metodologia de ensino pauta-se na formação de sujeitos qualificados nas esferas cognitivas e práticas, apresentando uma bagagem de conteúdos, que o torna autônomo na compreensão de diversos conhecimentos que são demonstrados e exigidos em ações, tanto em aula como posteriormente no mercado de trabalho.

Pretende-se que o aluno desenvolva as competências citadas anteriormente, compreendendo-as da seguinte forma:

  • Aprender a aprender: tenha autonomia e segurança para construir novos conhecimentos, usando a pesquisa como apoio e colocando em prática os ensinamentos e vivências de sala de aula. Fazendo da sua caminhada um eterno aprendizado.
  • Aprender a ser: tenha segurança e humildade para identificar suas dificuldades e buscar caminhos para superá-las, tendo como foco o autoconhecimento, a independência, o aperfeiçoamento pessoal e a sua qualificação profissional.
  • Aprender a conviver: tenha a desenvoltura para interagir com diferentes pessoas, sabendo que todos são diferentes e estas diferenças podem vir a unir um grupo gerando excelentes oportunidades de crescimento e de aprimoramento do convívio em sociedade.
  • Aprender a fazer: tenha conhecimento e atitude para realizar suas atividades, aplicando suas habilidades e compreendendo que a qualidade de suas ações depende de seu empenho e motivação.

 

Esta metodologia de ensino baseia-se nos conceitos fundamentados sobre educação apresentados no relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenado por Jacques Delors, incentivando os quatro pilares base da educação; por Philippe Perrenoud, pautando a ideia de que uma escola deve, além de passar conteúdos, preparar para a vida em uma sociedade moderna e por Lev Vygotsky que defende a teoria de que o homem desenvolve a aprendizagem somente em contato com a sociedade.

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital