Cursos
Técnicas Gerenciais e Liderança
Carga horária:
40 horas
Objetivo:
Desenvolver o perfil de liderança para a gestão de equipes de trabalho, considerando a adaptação contínua às mudanças exigidas pelo mercado.
Conteúdos:
- Liderança: conceito e importância;
- Relações interpessoais;
- Liderança x negociação x estratégias: objetivos, metas, idéias e resultados;
- Os diferentes estilos de liderança;
- Planejamento de atividades, de reuniões e de ações facilitadoras para a inovação;
- O líder como promotor da mudança;
- Novos sistemas de trabalho e de coordenação;
- Adesão e mobilização de colaboradores para o processo de mudança;
- Resistências à mudança;
- Conceito de conflito;
- Comportamento pessoal e cultura organizacional;
- Mediação: definição e diferenciação com outros instrumentos de resolução de conflitos;
- Tipologia da mediação;
- Mediador: princípios éticos e postura;
- Comunicação: a facilitação de diálogos;
- Co-mediação e co-mediado;
- Como, quando e por que delegar;
- Tomada de decisão;
- A negociação na liderança;
- Desenvolvendo a confiança e a cooperação entre a Equipe;
- Motivando a equipe para a busca de resultados;
- Estratégias de ação.
Habilidades a desenvolver:
- Aplicar o conceito de liderança, reconhecendo a importância do desenvolvimento do perfil de liderança para atuação profissional;
- Utilizar estratégias adequadas às relações interpessoais em novos cenários;
- Utilizar diferentes técnicas de negociação nas mais diversas situações pessoais e profissionais;
- Aplicar estratégias de liderança na interação com diferentes pessoas: liderar, delegar,supervisionar, coordenar, controlar e motivar;
- Organizar diferentes tipos de reuniões de trabalho, apresentando os resultados para o
- grupo;
- Atuar no papel de líder como promotor de mudança;
- Apresentar sistemas de trabalho e de coordenação;
- Construir formas de obter a adesão dos colaboradores e mobilizá-los para o processo de mudança;
- Empregar a mediação como ferramenta na resolução de conflitos.
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