Cursos
Administração de Departamento Pessoal
Objetivo:
Utilizar e aplicar a legislação trabalhista e previdenciária vigente, nas atividades pertinentes ao departamento de recursos humanos.
Conteúdos:
- Conceito de empregado e empregador conforme CLT;
- Conceitos básicos de pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ);
- Admissão e registro de funcionários;
- Contratos de trabalho: contrato de experiência, por prazo indeterminado, por prazo
- determinado e contrato por tempo parcial;
- Jornada de trabalho e descansos;
- Remuneração, Salário e Férias;
- Rescisão do contrato de trabalho;
- 13º Salário (Gratificação Natalina);
- Folha de pagamento;
- Rotinas anuais;
- Obrigações e Fiscalização Trabalhista.
Habilidades a desenvolver:
- Identificar os requisitos para o vínculo empregatício;
- Efetuar admissão do empregado;
- Definir a jornada de trabalho, conforme a atividade e legislação;
- Calcular férias, 13º salário e rescisões de contratos de trabalho;
- Efetuar encaminhamento para os benefícios previdenciários;
- Identificar as verbas rescisórias, documentação e homologação referente aos diferentes tipos de rescisões de contrato de trabalho;
- Reconhecer a importância do cumprimento dos prazos das obrigações legais mensais e anuais, conforme legislação vigente;
- Efetuar os procedimentos das rotinas mensais referentes as obrigações legais, tais como
- INSS, IRRF, Contribuição Sindical, Contribuição Assistencial, FGTS, CAGED e outros conforme atividade específica;
- Efetuar os procedimentos das rotinas anuais de acordo com a legislação específica, tais como RAIS, DIRF, Contribuição Sindical, Comprovante de Rendimento e outros conforme atividades da empresa.
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