Curso de Dicção e Oratória ajuda vencer timidez e medo de falar em público
Aulas na Lumecep iniciam no dia 16 e serão ministradas pelo profissional Wanderlei de Brito
Expressar opiniões ou falar em público pode ser muito difícil, mas com auxilio e algumas técnicas é possível vencer a timidez e o medo. Especialistas afirmam que uma boa expressão é fator chave para o começo de uma carreira promissora ou manutenção de um emprego importante.
Para Wanderlei de Brito, profissional com mais de 30 anos de experiência, entre Rádios Independente, Tropical FM e Univates FM e TV Educativa, e professor nos Cursos de Comunicação Social da Univates e FSG, é preciso entender que para falar bem requer apenas estudo e prática. “O pânico de algumas pessoas em falar em público se deve ao fato de que essa atitude demonstra uma exposição, pois do outro lado, há alguém julgando e analisando seu comportamento, sua capacidade e sua competência”, relata.
Foi visando deixar o pavor de lado e ter a iniciativa de se comunicar melhor com as pessoas, que, em 2016, o psicólogo Sinandro Debona, realizou o curso.
Conforme Debona, as aulas deram embasamento para que ele sentisse a vontade, falasse melhor e fosse mais assertivo na comunicação com os pacientes. “No início até realizei palestras gratuitas para me aperfeiçoar na oratória e, ao mesmo tempo, divulgar meu trabalho”, conta.
Ele reforça que o curso oferecido pela escola tem uma proposta prática interessante, “afinal a teoria podemos encontrar na internet, mas ter alguém que oriente como fazer, com a oportunidade de compartilhar com os colegas, criando vínculos, exercitando é muito importante e considero o diferencial”, ressalta.
Brito explica que a metodologia utilizada visa buscar o estado emocional adequado para o sucesso de uma apresentação oral, através de ferramentas. “Estruturação e treinamento de uma fala com recursos pessoais; uso adequado da postura, gestos e expressão facial; respiração correta para base de uma dicção perfeita e modulação da voz quanto a projeção, ritmo e ênfases. Além dessas técnicas, os exercícios são filmados para que o aluno possa analisar o vídeo”, revela.
O curso de Dicção e Oratória da Lume Centro de Educação Profissional (LUMECEP) inicia no dia 16 de julho. Interessados podem realizar a inscrição até o dia 13, junto a secretaria da escola, na rua Borges de Medeiros, nº85, Centro, em Encantado. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3751 6812, pelo e-mail marketing@lumeonline.com.br ou acessando AQUI.