4 dicas para se dar bem em qualquer entrevista de emprego
Quando um candidato é chamado para uma entrevista de emprego, pressupõe-se que o seu currículo tenha sido bem avaliado e que o profissional possua as qualidades técnicas necessárias para a vaga. No entanto, o recrutador também precisa conversar pessoalmente com o candidato para avaliar se aquilo que está escrito corresponde à realidade e, principalmente, conhecer um pouco sobre a sua personalidade.
Os processos seletivos estão a cada dia mais focados no comportamental. A capacidade técnica conta, mas a personalidade, inteligência emocional e autoconhecimento fazem total diferença e podem ser fator de “desempate” em caso de dúvida entre um candidato e outro.
Confira abaixo algumas dicas super importantes para esse momento decisivo:
Cuidado com o visual.
Vá para a entrevista de emprego vestindo algo adequado à cultura da empresa, sem exageros. Na dúvida, aposte no básico, com cores neutras e acessórios discretos.
Algumas peças estão proibidas, como decotes provocantes, roupas muito curtas, bonés, maquiagem carregada, perfume muito forte e óculos de sol. Uma boa apresentação pessoal faz a diferença, acredite!
Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo.
Antes de ir a uma entrevista de emprego, procure saber tudo sobre a empresa onde você quer trabalhar. Faça pesquisas nas redes da organização, seu histórico e valores e atuação no mercado, além de reunir todas as informações sobre a vaga a qual está concorrendo.
Demonstre interesse.
Seja sincero e natural. Não precisa forçar respostas com relação a permanecer na empresa durante anos e anos. Demonstre seu interesse em crescer profissionalmente, seja sincero com relação ao salários e cargos que almeja.
Seja natural e espontâneo, e confiante.
Não demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado, é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.
Passar firmeza e demonstrar confiança é uma dica indispensável, nenhum recrutador dá atenção para candidatos inseguros, por mais bem preparados que estejam tecnicamente.
Confie em você, e se a resposta não for positiva, não se sinta mal. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.
Boa sorte 😉