Dicas para organizar sua carreira
Defina um objetivo profissional
Duas perguntas que ajudam a pensar em uma meta para a carreira são: em qual área você gosta de trabalhar? Por que isso lhe dá prazer? Ao encontrar as respostas, determine aonde quer chegar e pense no que precisa fazer para atingir esse objetivo. É importante pensar com coerência, tendo em mente que será necessário trabalhar muito até conseguir um cargo elevado dentro da organização.
Seja flexível e persistente
Sem dúvida, muitos empecilhos surgirão em seu caminho profissional e alguns deles poderão causar desânimo e sensação de que não será possível chegar ao objetivo almejado. Nesses momentos é preciso ter jogo de cintura para contornar os problemas e muita calma para não desistir.
Não fique parado no tempo
Um colaborador defasado não é vantajoso para nenhuma empresa. Frequentar cursos e palestras e informar-se sobre tudo o que acontece no país e no mundo são atitudes essenciais para manter as chances de ascensão profissional.
– Revise constantemente seus planos
O que era um objetivo no ano passado pode não ser mais no cenário atual. Da mesma forma, um plano que foi descartado no passado, como um curso no exterior, pode ser revisto e realizado agora.
– Crie estratégias
Após organizar suas ideias, o próximo passo é definir o que é necessário para conquistar a vida profissional dos sonhos. Ela pode enviar currículos direcionados, pedir indicações, ativar o networking, investir em marketing pessoal ou uma combinação de tudo isso. É aconselhável colocar essas estratégias no papel, pois a pessoa consegue visualizar tudo que deve fazer. Neste ponto, ela está pronta para aplicar seu plano de ação.
Acredite em seu potencial
O fator emocional também faz a diferença. Há pesquisas que comprovam que nosso cérebro que se condiciona de acordo com pensamentos positivos ou negativos. Se o profissional se dispõe a faze algo pensando que irá dar errado, ele fica desanimado e compromete sua performance. É preciso ter uma postura de vencedor. Isso não vai determinar que o resultado seja efetivo, mas é 50% do caminho para o sucesso e 100% do que cada um pode fazer por si mesmo.